Eurosystems, de Flores da Cunha, lança novidade tecnológica na feira Metalurgia

O meio ambiente será protagonista na feira Metalurgia 2023, em Joinville, com a presença da Eurosystems, de Flores da Cunha, e o lançamento do Euroconnect, uma novidade tecnológica desenvolvida pela empresa. Com décadas de atuação no mercado de exaustão industrial, focada no fornecimento de ventiladores industriais e sistemas de exaustão, a empresa tem feito sua parte tanto na movimentação da economia, quanto na preservação do meio ambiente, comercializando os seus produtos para todo Brasil e outros países da América Latina.

 A empresa de origem europeia atua no segmento de exaustão industrial e consequente tratamento de emissões de poluentes atmosféricos. Atualmente, o completo parque fabril localizado em Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul, se destaca pela possibilidade de executar internamente todas as etapas do processo de fabricação, garantindo assim controle total. “Nós projetamos e fabricamos os equipamentos internamente, controlando o processo da engenharia até a expedição, o que nos possibilita acompanhar a qualidade de nossas peças, além de oportunizar aos nossos clientes a customização dos produtos e a flexibilização de prazos”, explica o gerente de vendas, Julio Silva.

Os equipamentos da Eurosystems já instalados tratam anualmente 81 bilhões de metros cúbicos de ar. Considerando que uma pessoa respira 5 a 6 litros por minuto, seria o equivalente ao tratamento de ar anual para 30 milhões de habitantes. “Temos a sustentabilidade com muita força entre os nossos pilares, já que tratamos os poluentes da indústria antes de eles irem para a atmosfera. Também contribuímos fortemente com a saúde dos funcionários, já que eles passam a atuar em ambientes seguros", reforça Silva.

 Entre os seus principais clientes, estão as fundições, especialmente por causa do potencial poluidor deste segmento industrial e da especialização da empresa na aplicação de seus produtos aos processos desse segmento. Por isso, a escolha da feira Metalurgia, muito focada em fundição e estrategicamente organizada na cidade de Joinville, referência nacional neste segmento, para o lançamento do Euroconnect, um sistema de IIOT (industrial internet of things) que chega para facilitar a operação e manutenção dos equipamentos instalados e manter a Eurosystems na vanguarda tecnológica.

Segundo Silva, a instalação dos equipamentos ocorre por obrigações legais, trabalhistas ou ambientais, e o cliente, cada vez mais focado em seu processo, acaba não possuindo especialistas de manutenção em sistemas de exaustão. Mesmo que treinada no momento de entrega do equipamento, a equipe de manutenção tem dificuldade na identificação de falhas dos equipamentos e na identificação de soluções. O Euroconnect chega para possibilitar um monitoramento em tempo real das condições de operação e das falhas do equipamento. Com uma tecnologia baseada na indústria 4.0 e aliada ao serviço de hospedagem em nuvem, tem-se duas frentes: o acesso das condições de qualquer lugar e a qualquer momento pelo cliente (possivelmente algum responsável pela manutenção) e também pelos técnicos especializados da Eurosystems, o que possibilita o diagnóstico e a orientação da solução para a maior parte dos problemas. “Com o Euroconnect, é como se o nosso especialista estivesse na planta industrial do cliente, checando alarmes, históricos e a situação operacional do momento, porque tudo é monitorado. Ele consegue fazer o diagnóstico de forma remota e orientar a solução. Vivemos em um país continental, temos clientes espalhados por todas a regiões do Brasil, e este sistema nos aproximará mais ainda deles, dando agilidade às intervenções de manutenção”, completa Silva.

O Euroconnect será um equipamento que poderá ser adquirido separadamente do Sistema de Exaustão, através de um pacote de atualização, e reforça a vocação da empresa em apresentar novidades e ditar tendências de mercado. “A Eurosystems é a referência número 1 em sistemas de tratamento de gases para aplicação em segmentos como alumínio, fundição e caldeiras, por exemplo. Possuímos diversas tecnologias de utilização exclusiva no mercado brasileiro e, com o Euroconnect, mostramos que seguimos inovando e buscando formas de contribuir cada vez mais com um indústria limpa e amiga do meio ambiente”, finaliza.

Voltar
Compartilhar:

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.